La fea más bella (no Brasil: A Feia Mais Bela) é uma telenovela mexicana produzida por Rosy Ocampo para a Televisa e exibida pelo El Canal de las Estrellas de 23 de janeiro de 2006 a 25 de fevereiro de 2007, em 302 capítulos com duração de 45 minutos aproximadamente cada capítulo. Contou nos papeis principais Angélica Vale, Jaime Camil, Elizabeth Álvarez, Patricia Navidad, Raúl Magaña, Sergio Mayer, Angélica María e José José. Trata-se de uma versão da novela colombiana Yo soy Betty, la fea, de Fernando Gaitán exibida pela RCN de 1999 a 2001 e apresentada no Brasil pela RedeTV!. A Feia Mais bela recebeu ao todo 9 prêmios e 9 indicações.
No México, La fea más bella foi uma novela de grande êxito, tanto que passou do horário das 16h para o das 20h, e com audiência crescente. No seu último capítulo, a audiência superou a transmissão do Oscar 2007, exibida no mesmo horário pela TV Azteca. Em um final inédito em um domingo, com a duração de três horas. Foi considerada a melhor telenovela de 2007 devido ao seus bons índices de audiência.
No Brasil foi exibida pelo SBT a partir de 20 de março de 2006, a 23 de março de 2007 a trama foi alterada diversas vezes de horário, estreando às 6 da tarde e chegando à ser exibida em um curto período às 10 da noite. Por esse motivo a novela não conseguiu o mesmo sucesso conquistado no México. Foi uma das telenovelas estrangeiras do SBT a sofrer mais cortes. No total foram cortados ao todo, (juntando cenas) mais de 31 capítulos, principalmente nos últimos dois meses, que foi avançada exageradamente para que terminasse no mês de março de 2007, juntamente à A Vida é um Jogo mais uma produção super repicada.
No dia 18 de março de 2014 o SBT emitiu uma nota em seu site oficial de que a trama voltará a ser reprisada a partir do dia 07 de abril do mesmo ano.
A Feia Mais Bela é uma história de amor e superação que ressalta a inteligência, a determinação e a atitude positiva que uma mulher demonstra para superar as barreiras, realizar-se profissionalmente e descobrir o verdadeiro amor.
Sinopse:
Letícia Padilha Solís - Lety - é uma menina modesta, tímida, romântica e inteligente, mas um pouco feia. Com o esforço de seus pais, Erasmo e Julieta Padilha, pôde estudar Economia, com pós-graduação em Finanças, formando-se com louvor. Seu único amigo e confidente é Tomás Moura, com quem partilha suas tristezas e alegrias.
Para Lety ser feia não é um obstáculo, pois tem muita força de vontade para seguir adiante, mas tristemente descobre que seus méritos universitários não são suficientes, já que não a admitem como executiva pelo seu físico. Entretanto, como deseja trabalhar, aceita que a contratem para um cargo bem abaixo de seu nível, e se torna secretária da presidência numa produtora chamada "Conceitos", a mais importante do país.
A produtora Conceitos foi fundada por dois bons amigos: Humberto Mendiola e Julián Villarroel. Infelizmente os Villarroel morreram em um acidente e Humberto e sua esposa Teresinha (pais de Fernando) decidem por tomar conta dos órfãos: Ariel, Márcia e Ana Leticia Villarroel e da famosa empresa.
Quando Humberto Mendiola se aposenta, Ariel e Fernando competem pela presidência da Conceitos. Fernando é um executivo jovem, brilhante e sofisticado e mulherengo que ganha por somente um voto, o de Marcia, acionista da empresa e sua noiva. O projeto que Fernando apresentou para competir pelo cargo é ambicioso, mas mal sustentado e põe em risco o futuro da sólida empresa. Além disso Ariel, um homem arrogante e inteligente, o vigia de perto, procurando falhas em sua administração para obter pretextos para o que mais deseja: destituir Fernando do cargo e tornar-se o presidente.
Lety, por sua vez, compete pelo cargo de secretária com a bela Alice Ferreira, uma mulher frívola, muito atraente, sem experiência de trabalho, mas amiga íntima de Márcia, que a necessita para vigiar Fernando.
Apesar de toda a pressão exercida por Márcia, Fernando dá preferência por Lety, que tem melhores qualificações, mas não tem presença para o posto. Com este pretexto Márcia briga para contratar Alice e finalmente as duas são contratadas. Alice ganhando três vezes mais do que o cargo permite, fica na recepção como Relações Públicas e Lety em uma salinha dentro do escritório de Fernando, tomando conta de telefonemas, arquivos, etc. Mas principalmente de sua agenda e assuntos pessoais.
Lety, encantada porque Fernando a defendeu contra todos, se torna uma incondicional aliada para acobertar suas escapadas amorosas e isso faz com que Marcia e Alice declarem guerra conta a feia secretária da presidência.
Lety suportará piadas e desprezos apoiada por suas amigas do "Quartel das Feias": Irminha, a mais velha e sábia de todas, Sara, a "girafa" solteirona, Paula María, a mais atirada e mãe solteira, Lola, uma mulher que foi abandonada pelo marido, Martha, a gordinha de um apetite incontrolável, Joana a zeladora da empresa que sempre sabe das melhores fofocas e Ramón, o mensageiro e amigo incondicional do Quartel. Juntos viverão divertidas aventuras entre luzes, câmeras, lindas modelos e o glamour da produtora.
Mas os dias para Lety em "Conceitos" apenas começaram. Mesmo que tenha a confiança do seu chefe, seu futuro se verá afetado porque se apaixonou em segredo por ele. Terá que decidir se continuará apoiando-o nos assuntos financeiros muito complicados em que ele se meteu, e Fernando duvidará de seus verdadeiros sentimentos por sua ambição por poder e por belas mulheres com quem estava acostumado.
Mas por alguns problemas a Conceitos ficará nas mãos da Lety, então o melhor amigo de Fenando, Omar Carvarral, aconselhará Fernando a seduzir Lety, porque Fernando e Omar desconfiam que Lety tem um romance com Tómas Moura, e eles tem medo que Tómas convença Lety a ficar com a empresa. No começo Fernando não aceita mas depois se convence de que Lety e Tómas seriam capazes de ficar com a Conceitos, então assim começa um lindo romance entre Lety e Fernando, mas o que Fernando não esperava era que iria se apaixonar de verdade por Lety, muito tempo passa e tudo continua lindo entre Lety e Fernando, mas o destino é cruel com eles e Lety encontra uma carta que está escrito do começo ao fim o plano de Omar e Fernando, Lety se desespera, mas o que ela e ninguém sabe é que Fernando se apaixonou de verdade por ela, então em uma reunião, Lety conta a verdadeira situação da Conceitos, ou seja que a Conceitos está embargada por ela, Lety pede demissão e viaja por uns dias e não dá oportunidade para Fernando se explicar. Na viagem Lety conhece Aldo Domenzaín, um homem maravilhoso que não se importa com a aparência física das pessoas e sim com o que há por dentro delas e assim se apaixona por Lety, então se forma um triângulo amoroso entre Lety, Fernando e Aldo. Mas não para por ai, Lety viverá muitas emoções. Mudará tanto por dentro como também por fora. No final acabará por ser feliz com o grande amor da sua vida que sempre foi Fernando Mendiola.
Elenco:
Angélica Vale - Leticia "Letty" Padilla Solís / Aurora Mayer de Salinas
Jaime Camil - Fernando Mendiola Sáenz
Elizabeth Álvarez - Marcia Villaroel
Patricia Navidad - Alicia Ferreira
Sergio Mayer - Luigi Lombardi
Angélica María - Julieta Solís de Padilla
José José - Erasmo Padilla Galarza
Carlos de la Mota - Eduardo Mendoza
Raúl Magaña - Ariel Villarroel
Juan Soler - Aldo Domenzaín
Agustín Arana - Omar Carvajal
Luis Manuel Ávila - Tomás Mora Gutierrez
Carlos Bracho - Humberto Mendiola
Julissa - Teresita Sáenz de Mendiola
Patricia Reyes Spíndola -Tomasa Gutierrez de Mora
Niurka - Paula María Fuentes
Rosita Pelayo - Lola Guerrero de Rodríguez
Luz María Aguilar - Irma "Irmita" Ramírez
Maribel Fernández - Martha Hurtado de Muñoz
Raquel Garza - Sara Patiño
Gloria Izaguirre - Juana Valdés
Nora Salinas - Carolina Ángeles
Adriano Zendejas - Fernando Mendiola (Niño)
Rebeca Mankita - Ana Leticia Villarroel
Adriana Ahumada - Adriana Rodríguez Guerrero
Alejandro Correa - Cuco Rodríguez Guerrero
Carlos Bonavides - Efrén Rodríguez
Sergio Acosta - Raúl López
José Luis Cordero "Pocholo" - Paco Muñoz
Erick Guecha - Celso Durán
Julio Mannino - Simón "Saimon" Joseph Contreras
Arath de la Torre - Jaimito
Aitor Iturrioz - Rafael
Aleida Núñez - Yazmín García
Isabella Camil - Isabella del Conde
Roberto Palazuelos - Pedro Barman
Sharis Cid - Paulina
Mariana Seoane - Karla Santibáñez
Jacqueline Bracamontes - Magaly Ruiz Esparza
Laisha Wilkins - Carmina Muñiz / Clara Muñoz
Zaneta Seilerova - Pilar Zacarías
Alfonso Iturralde - Jacks Reinard
Oscar Traven - Ricky Armstrong
Frances Ondiviela - Diana Medina
Fernanda Castillo - Mónica
Joana Benedek - Cristina Riva Palacio
Archie Lanfranco - Lic. Fuentes
Mayrin Villanueva - Jacqueline Palacios
Anaís - Anaís
Rubén Morales - Armando
Patricia Manterola - Ela mesma
Ricardo Montaner - Ele mesmo
Pilar Montenegro - Ela mesma
Yuri - Ela mesma
Mario Limantour - Marito
Eduardo Rodríguez - Lalo
Gerardo Murguía - Octavio
Manuel Ojeda - Luis
Manuel Landeta - Esteban
Juan Carlos Casasola - Jorge
Julio Monterde - Rafael
Alicia Encinas
Rosángela Balbó
Benjamín Islas
Alejandro Ruiz - Amante de Paula María
Benny Ibarra - Benny
Carlos Cámara - Fausto Domenzaín
Eugenio Derbez - Armando Hoyos
Felipe Nájera - Estilista
Gilberto de Anda
Lidia Ávila - Ela mesma
Luis Couturier - Jorge
Malillany Marín - Dora
Mauricio Barcelata - Shorman
Miguel Pizarro - Piloto
Nuria Bages - Ela mesma
Raúl Padilla "Chóforo" - Lic. Rosales
Silvia Mariscal - Mamá de Luigi
Ernesto Calzadilla - Eduardo
Adrián Martiñón
Curiosidades:
1-Angélica María e Angélica Vale são mãe e filha na vida real. Na novela, a personagem Lety (Angélica Vale) era filha de Dona Julieta (Angélica María).
2-Angélica Vale fez uma participação especial em Ugly Betty, como secretária de um dentista que a Betty norte-americana se consulta. No episódio Angélica se caracteriza como Letty.
3-A mãe de Jaime Camil é brasileira, seu pai é mexicano de ascendência egípcia.
4-No Brasil a novela foi alterada diversas vezes de horário, estreando às 18h00, passando para 18h30, 19h15, 20h45, 21h30, 22h00 e de volta às 18h25. Em sua reta final o horário fixou-se às 19h15.
5-A novela ainda foi compactada em sua reta final, transferindo seu término para o dia 23 de março de 2007 (seu prazo normal era de terminar no Brasil no mês de Maio).
6-Sem dúvida, foi a versão que recebeu mais críticas, mesmo assim foi um sucesso no México.
A Rede Record produziu uma versão brasileira inspirada na trama.
7-A versão brasileira readaptada pela Record foi intitulada de Bela, a feia.
8-Assim como na versão colombiana, houveram dois temas de abertura. O primeiro foi La fea más bella, interpretado pelo grupo Bacilos. O segundo foi Aqui Estare cantado pela atriz Angélica Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário