
Lady Gaga recebeu duras críticas de Bill Werde, diretor de edição da Billboard, pelas técnicas que tem utilizado para divulgar seu novo single, "Applause". Usando seus perfis no Twitter e no Facebook, a cantora pede para seus seguidores assistirem e compartilharem o máximo de vezes possível o clipe da música.
O que não seria um problema, se isso não influenciasse diretamente nas paradas. Recentemente, a lista Hot 100 da Billboard nos Estados Unidos foi ajustada para incluir também reproduções online. A nova conta inclui o número de cliques em lyrics videos, clipes ou mesmo apenas o áudio no YouTube e no VEVO.
"Nós contamos várias visualizações por pessoa. Vá até o VEVO e fique assistindo um vídeo sozinho e nós contaremos", explicou o executivo no Twitter. "Um artista tuitando e postando no Facebook um link que possibilita a um fã tocá-lo e abandonar o computador não é o espírito do que nós calculamos", afirmou, ponderando em seguida, aos receber diversas respostas negativas. "Por favor, mantenham isso no contexto. Transmissão online é só uma porção do Hot 100 e com certeza uma porcentagem muito grande das visualizações foi feita de forma justa."
Fãs de Gaga foram acusados de criar playlists no YouTube que continham o mesmo vídeo de "Applause" 150 vezes, dar o play e deixar os streams acumularem durante a noite. Apesar disso, questionado pelo produtor Doctor Luke sobre esse esquema, Werde afirmou ter certeza que os filtros do site detectariam a fraude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário